A Michael Page, a maior empresa de recrutamento especializado do mundo listada na Bolsa de Londres*, mostra em seu estudo mais recente a “profissão das regiões brasileiras”.
Trata-se de um levantamento feito em sua base de contratações do primeiro semestre em todo o Brasil, que consegue mostrar com clareza um perfil de cada região brasileira.
“Nossa atuação em todas as regiões do país é fundamental para a contratação dos profissionais de maneira assertiva. Através de nossos 10 escritórios espalhados pelo país, conseguimos conhecer profundamente os hábitos e a cultura corporativa local” afirma Pontes.
“As contratações fora das regiões metropolitanas de Rio e São Paulo já representam 36%, o que nos possibilita traçar um perfil bastante interessante das regiões brasileiras. Hoje sabemos que profissão teria cada região do Brasil, se fossem um executivo.”
Região Metropolitana de São Paulo: Gerente Financeiro
· São Paulo é um Gerente Financeiro. Controla as despesas, Paga e Recebe as contas, negocia dívidas e planeja as melhores estratégias de investimento.
- Apesar do maior equilíbrio entre todas as regiões do país em termos de contratação, ainda predominam as contratações da área financeira. 25% das colocações da região são para Finanças.
Interior de São Paulo: Engenheiro
- O interior de São Paulo é um Engenheiro. Constrói e mantém novas fábricas, organiza a produção, garante a qualidade dos produtos em todas as suas fases de produção, coordena grandes projetos.
- Mais de 50% das contratações da Região estão ligadas às Engenharias, seja de produção, construção, manutenção, processos, entre outros.
Rio de Janeiro: Engenheiro de Projetos de Infra Estrutura e Exploração
- O Rio de Janeiro, apesar do equilíbrio com a área financeira, também é um Engenheiro. È voltado à concepção e execução de projetos de infra-estrutura e de exploração de petróleo.
- 33% das contratações do Rio hoje estão nas divisões de engenharia e Oil & Gás.
Minas Gerais: Engenheiro de Obras
- Minas Gerais também é um engenheiro, um engenheiro de obras. Coordena contratos e orçamentos e supervisiona a execução dos projetos
- Mais de 42% das contratações da região estão ligadas às engenharias, especialmente de Obras.
Sul: Gerente Comercial
- O Sul é um Gerente Comercial. Visita clientes constrói relacionamentos, desenvolve novos negócios, busca alternativas de receita.
- Apesar do grande equilíbrio na região, 28% das contratações estão ligadas às atividades comercias ou de marketing
Norte / Nordeste / Centro Oeste: Gerentes Regionais de Vendas
- O Norte, Nordeste e Centro-Oeste são Gerentes Regionais de Vendas. Representam as companhias nas regiões, desbravam os mercados locais, mantêm e ampliam relacionamentos com parceiros comerciais
- Mais de 60% das contratações da Michael Page para estas regiões estão ligadas às atividades de um gerente regional de vendas
“Nos preparamos para este momento do Brasil. Trabalhamos muito para estruturar nossas equipes para o salto que o Brasil daria. Buscamos presença em todos os cantos do país. As notícias são muito boas e ainda vemos um cenário promissor em médio prazo, mesmo com rumores negativos vindos da Europa. Somos a terceira operação global e buscaremos manter esta posição, quem sabe até crescer”, afirma Pontes.
Hoje, a Michael Page possui 200 consultores especializados no Brasil e já entrevistou mais de 30.000 profissionais apenas nos primeiros 6 meses do ano.
Presente em 32 países e responsável pela contratação de mais de 30 mil executivos no mundo todos os anos, o Grupo Michael Page está a 11 anos no Brasil. O país hoje representa a 3ª operação do grupo em faturamento e responde por cerca de 10% do volume global de contratações.
O crescimento da no segundo trimestre de 2011 contra o mesmo período do ano anterior foi de 75%, tanto em volume de contratações quanto em receita. Quando comparado o segundo trimestre contra o primeiro trimestre de 2011, o crescimento também mostra força, com consistentes 30%.
* Dados de valor de mercado da Bolsa de Londres, do segundo trimestre de 2011.
Fonte: Conteúdo Comunicação - Claudio Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário