Ao contrário do Google, as redes sociais são “locais” de retenção dos consumidores: 1. No Google, ou nos outros motores de busca, passamos a 200.000 hora em direcção ao nosso destino. 2. No Facebook, com ou sem vaquinhas, as pessoas estão lá. De 2008 para 2009, segundo a Nielsen, o tempo de permanência online no Facebook teve um crescimento de 500%, passando os 20 biliões de minutos gastos online.
Autor: Tiago Silvério Marques
Hoje, a Pastelaria do Chico Careca pode ficar no mapa, tornando-se conhecida em Portugal, interagindo online, com os seus consumidores em tempo real.
Mas existem regras; é comum as empresas cometerem 5 erros online, que as impendem de ter a tão desejada diferenciação e notoriedade:
1) Perfis Pessoais: as empresas devem usar uma Page no Facebook, os perfis são para as pessoas que criam e gerem a Page. Os Perfis Pessoais usados por empresas:
a) São uma actividade não desejada pelo Facebook, cuja maior preocupação é manter perfis reais.
b) Tem limite de 5.000 “amigos”
c) Não oferecem informações de Marketing úteis para quem gere.
2) Falta de Proposta Social: as Pages no Facebook mais bem-sucedidas são as que oferecem uma proposta social agregadora:
a) O que os consumidores preferem é dar e receber informações relevantes sobre as suas paixões numa Page no Facebook que discuta por exemplo gastronomia. Assim pode destacar o seu restaurante promovendo a discussão de gostos gastronómicos, em vez de tentar vender a sua solução numa Page exclusivamente sobre a sua marca.
3) Não Ouvir o que os consumidores querem, aproveitando para resolver os problemas que eles têm.
a) Porquê abrir mais um restaurante de comida tradicional portuguesa se os clientes querem é sushi?
b) Porque não abrir um restaurante que muda de conceito, consoante a moda, em vez de lutar para manter a sua oferta na moda? Com o Facebook e o Marketing Digital é fácil perceber qual será a próxima tendência.
4) Folhetos online: o abuso de mensagens digitais, pode inclusive ter o efeito contrário. As pessoas, importam-se cada vez mais com a sua privacidade e ao receberem mailings constantes deixam de ser suas fãs. O amor está de mãos dadas com o ódio.
5) Mais um Snack-Bar: Se não tem um plano e fluxo de informação, então porque é que vai atacar a sua concorrência fazendo igual a eles? Procure antes fazer uma pesquisa nos fãs da sua concorrência e ofereça-lhes aquilo que eles querem e a sua concorrência não está a fazer.
Truques para vencer com uma Page no Facebook:
1. Usar um nome que seja uma proposta social. Evite um nome que seja considerado publicidade não solicitada (Spam) ou demasiado genérico.
2. Anunciar o URL da sua Page no Facebook e criar um crachá.
3. Inserir texto personalizado na caixa de entrada incluindo palavras-chave sedutoras, para optimizar a sua posição nos motores de busca.
4. Inserir informações relevantes com palavras-chave e referências prioritários na sua página, escolhendo a categoria correcta.
5. Criar Static FBML, caixas e separadores para colocar conteúdos mais longos.
6. Posts e referências para o seu site (ou outros sites relevantes).
7. Adicionar fotos com legendas e eventos com descrições apropriadas usando palavras-chave.
8. Incentivar as discussões.
9. Ter referências à sua Page no Facebook em todos os seus sites.
10. Obtenha mais ligações internas Facebook com outros fãs e reforce a reciprocidade destas ligações.
Para escrever textos no Facebook (ou simplesmente online) existem as seguintes regras de ouro:
1) Textos curtos, sedutores, segundo o Metódo KISS: Keep It Simple and Stupid ou hoje Sexy: sendo simplesmente eficaz.
2) AIDA: Conseguir a atenção através de um bom título, desenvolver o interesse, criar o desejo e conduzir para uma acção imediata.
3) Os clientes compram Benefícios, Benefícios, Benefícios e Vantagens, não compram descrições e características técnicas.
4) Tornar as mensagens pessoais, dedicadas aos clientes, usando Você ou Tu.
5) Os clientes exploram a Internet instantaneamente: quebre os textos, use diferentes tipos de fontes, títulos, espaços brancos e cores que ajudem a digerir o conteúdo.
Ou seja, para conseguir ter sucesso no Facebook (ou na WEB 2.0) tem de:
Diferenciar-se> Ser Compreendido> Ter Participação> Lealdade> e Suporte
Em resumo
Lembre-se que nas redes sociais os consumidores querem mesmo interagir consigo, querem participar e sugerir formas de melhorar a marca.
O que se deve fazer para garantir o sucesso de uma Page no Facebook é dar o poder de referenciação aos seus clientes, aprender com eles, dar-lhes a oportunidade de falar consigo, encostar-se para trás e gozar a viagem.
Fonte: http://www.mktonline.net (Portugal)
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