quarta-feira, 12 de maio de 2010

GT´s e Iniciação Científica divulgam apresentações nos dias 20 e 21 de maio

O IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas/Abrapcorp está marcado entre os dias 19 e 21 de maio de 2010 em Porto Alegre/RS


A programação dos Grupos de Trabalho e da Iniciação Científica do IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas/Abrapcorp, marcado entre os dias 19 e 21 de maio de 2010 em Porto Alegre/RS (afora a programação pré-evento), já está finalizada. Após seleção dos melhores trabalhos, a comissão organizadora e os coordenadores dos GT´s anunciam as apresentações – que acontecem em paralelo.

No dia 20 de maio, entre 15h e 18h, o GT 1 - História, teoria e pesquisa em Relações Públicas, sob coordenação da professora Maria Aparecida Ferrari, começa pelo estudo “Perspectivas conceituais em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a partir da análise da relação entre empresas, comunidades e organizações do terceiro setor”, de Fábia Pereira Lima (PUCMG). Na sequencia, têm “O processo social de midiatização: efeitos para a comunicação no contexto organizacional”, de Adelina Martins de La Fuente (PUCMG) e Carine Fonseca Caetano de Paula (PUCMG), e “Ética Organizacional e Relacionamentos: resultados de um estudo exploratório”, de Zilda Aparecida Freitas de Andrade (UEL) e Sidinéia Gomes Freitas (ECA – USP). Karina Valarezo González (Universidad Técnica Particular de Loja – Equador) apresenta logo depois “Relaciones Públicas: estrategias de comunicación socialmente responsable”.

No dia seguinte, no mesmo horário, começa por “Comunicação e realidade: sociologia do conhecimento à comunicação organizacional”, de Ricardo Caribe Cavalcanti (UFBA), tendo ainda “Para (Re) pensar as Relações Públicas na Contemporaneidade”, de Manoella Neves (UFAL), “A Gestão dos Processos de Comunicação e Relacionamentos Organizacionais”, de Lauro d’Avila (Unisinos) e ainda “Historia de la profesionalización de las Relaciones Públicas en Puerto Rico: 1970 -2000”, de Adeliza Rodríguez Soto (Universidad de Puerto Rico).

Já o GT 2 Processos, políticas e estratégias em comunicação organizacional vem sob coordenação da professora Cleusa Andrade Scroferneker. Entre 15h e 19h do dia 20, serão apresentados “Comunicação e psicanálise em uma abordagem complexa sobre as organizações e seus sujeitos”, de Marlene Branca Sólio (UCS), seguida de “Comunicação e Discurso: Construtos que se Relacionam e se Distinguem”, de Marlene Marchiori (UEL), Regiane Regina Ribeiro (UEL), Rodrigo Soares (UEL) e Fabiana Simões (UEL), e de “Para além das idéias e planos: processos e estratégias de comunicação”, de Ivone de Lourdes Oliveira (PUCMG) e Maria Aparecida de Paula (PUCMG). Na sequência, é a vez de “Sementes híbridas em campos abertos: identidades, organizações e comunicação”, de Lidiane Amorim (ASCOMK/RS), “Organização: um “lugar” de cultura, simbolismo e imaginário constituído pela comunicação”, de Caroline Delevati Colpo (PUCRS / Universidade FEEVALE), “A Comunicação Organizacional na Era da Complexidade”, de Tassiara Baldissera Camatti (PUCRS/ UCS) e “Auditoria e Perícia: A contribuição da ‘Ouvidoria’ virtual para a avaliação da Comunicação Organizacional”, de Diego Wander Santos da Silva (PUCRS / ASCOMK-RS). Ainda tem “Narcisismo e espetáculo na comunicação organizacional: o papel mediador da assessoria de imprensa”, de Basilio Alberto Sartor (UFRGS) e “Comunicação Organizacional e Crises: questionando políticas e revendo perspectivas”, de Patrícia M. Pérsigo (UFSM) e Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM), além de “Como organizar e / ou transformar as organizações?”, de Márcia Pillon Christofoli (PUCRS).

O GT 2 continua no dia 21, entre 15h e 17h30min, é a vez de “O Lugar da Memória Institucional nas Organizações Complexas”, de Andréia Arruda Barbosa (PUCRS), “O lugar da comunicação na gestão educacional: dimensões possíveis”, de Rosângela Florczak (ASCOMK/RS), e “O Sistema de Comunicação Educativa Organizacional – uma ferramenta conceitual para ser usada na gestão da comunicação interna de organizações públicas”, de Ana Carine García Montero (UFSC). Depois têm os trabalhos “O crescente valor da Reputação Corporativa no ambiente mercadológico”, de Ana Regina Rêgo (UFPI), “Fusões empresariais e Comunicação Interna: uma estratégia para planejar”, de Anabela Mateus (ECA – USP), “Avaliação e Mensuração da Comunicação Organizacional: uma reflexão a partir dos Testes de Eficiência no Porto Norte da Vale”, de Franklin Torres (PUCMG) e Kely Padilha (PUCMG), e por fim “Comunicação como suporte em processos de mudança organizacional: - uma experiência da Estrada de Ferro Vitória a Minas/Vale”, de Eduardo Mauro Fernandes de Barros (PUCMG) e Talita de Almeida Santos (PUCMG).

São dois dias também para o GT 3 - Comunicação digital, inovação tecnológicas e os impactos nas organizações, coordenado pela professora Elisabeth Corrêa Saad. No dia 20, entre 15h e 17h30min, estão programados “As tecnologias de informação e comunicação e o público essencial – tendências detectadas”, de Enoí Dagô Liedke (UFRGS), “A Implantação de um Projeto de Gestão de Comunicação e Conteúdo Digital na Faculdade Cásper Líbero”, de Daniela Osvald Ramos (Faculdade Cásper Líbero / ECA – USP), “Os paradoxos nas interações comunicacionais em centrais de relacionamento sob viés de líderes de equipes”, de Valéria de Fátima Raymundo (UFMG) e “Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal ‘Copa 2014”, de Ana Isaía Barreto (PUCRS). Logo depois, é a vez de “A TV digital e uma dúvida no ar: qual a percepção dos jovens da classe C de Porto Alegre em relação ao novo sistema?”, de Belisa Zoehler Giorgis (UNISINOS) e “Espaço ciber: os blogs são entre-lugares ou não-lugares?”, de Candice Campos Habeiche (PUCRS).

No dia seguinte e no mesmo horário, o GT 3 apresenta “CMC e colaboração: a Web20 como possibilidade para alcançar a co-responsabilidade”, de Rafael Figueiredo Cruz e Silva - Centro de Pesquisas da Petrobrás, “Web 2.0: a Cauda Longa da Agenda Setting”, de Silvana Maria Sandini (PUCRS), “Comunicação organizacional virtual: o uso de redes sociais pelos cursos de comunicação social”, de Angela Lovato Dellazzana (Centro Universitário Franciscano/ PUCRS), Thaís Steffenello Ghisleni (Centro Universitário Franciscano) e Vanessa Nascimento Schleder (Centro Universitário Franciscano), “Grandes corporações nas redes sociais on-line: um estudo sobre a presença das organizações nas mídia”, de Carolina Frazon Terra (FECAP/ ECA-USP) e “Redes sociais corporativas: a possibilidade de geração de conteúdo pelo consumidor no ambiente virtual”, de Helenice Carvalho (UFRGS), Cinara Moura (UFRGS) e Mariana Oliveira (UFRGS).

Entre 15h e 18h do dia 20, tem o GT 4 - Estudos do discurso, da imagem e da identidade organizacionais, sob coordenação do professor Luiz Carlos Assis Iasbeck. Tudo começa por “Aproximações e diferenciações teóricas: retórica e pragmática lingüística no discurso da comunicação organizacional”, de Anely Ribeiro (UFPR), “A Gestão Estratégica da Comunicação no cross-cultural marketing: considerações acerca de uma outra linguagem”, de Renato Rodrigues Martins (UEL), “Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações”, de Regiane Regina Ribeiro (UEL), Marlene Marchiori (UEL), Wilma Vilaça (UNI-BH), Renata Alves (UNI-BH), Rodrigo Soares (UEL) e Fabiana Simões (UEL), “A Oralidade Absorvida pela Comunicação Interna: elemento de integração com funcionários e clientes externos”, de Marta Terezinha Motta Campos Martins (UEL)/ (ECA - USP), além de “Impacto de recursos mnemônicos na retenção de mensagens corporativas”, de Suzel Garcia de Lima Figueiredo (ECA - USP) e “A Comunicação “formatando” a Reputação Integradora”, de Ana Lúcia de Alcântara Oshiro (ECA - USP).

A segunda sessão do GT 4 vem no mesmo horário no dia 21, com “Identidade e Paixões: o Discurso Público da Ilusão”, de Sidinéia Gomes Freitas (ECA - USP) e Maria José Guerra (ECA - USP), “Capital Simbólico e Social na Tensão Público-Privado e a Disputa Estratégica por Visibilidade e Imagem-conceito”, de Mário Pereira Borba (UFRGS) e Rudimar Baldissera (UFRGS), “A comunicação dirigida como estratégia para disseminar a cultura e a identidade organizacional no contexto das redes de cooperação empresarial”, de Vera Elisabeth Damasceno Corrêa (FACCAT) e ainda “A identidade Brasileira e sua influência na identidade das Pequenas Empresas”, de Simone Alves de Carvalho (USP), e “As percepções de trabalhadores quanto ao seu mundo do trabalho”, de Claudia Nociolini Rebechi (ECA - USP).

O GT 5 - Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social foi organizado pelo professor Márcio Simeone Henriques, e entre 15h e 17h30min do dia 20 recebe “Além do interesse privado: a divulgação do que as organizações fazem pelo social é informação de interesse público”, de Delcia Maria de Mattos Vidal (UnB), “O que podem os que aparentemente nada podem? Conversação cotidiana e deliberação democrática na gestão de resíduos urbanos”, de Walderes Brito (UFG) e “Mídia e Terceiro Setor: Advocacy social e agenda compartilhada”, de Rosane Rosa (UFSM). A segunda sessão no dia 21 vem no mesmo horário, com “A Comunicação Comunitária e sua práxis na INTES: uma proposta metodológica para além da insterdisciplinaridade”, de Regina C. Escudero César (UEL), Maristela R. A. Jurkevicz (UEL) e Roseli Jung Psicchio (UEL) e “Diário Nordestino: Cidadania, Mobilização Jovem e Comunicação Comunitária no Território do Sisal”, de Kátia Santos de Morais (UFBA / UNEB) e Ariclene Cunha Silva (ICOJUDE).

O GT 6 - Comunicação pública, governamental e política é coordenado pela professora Ana Lúcia Coelho Romero Novelli, e no dia 20 acontece entre 15h e 17h30min. Foram selecionados “Comunicação, Política e Democracia: Novas configurações em um espaço público midiatizado”, de Rejane de Oliveira Pozobon (UFSM), “Comunicação política on-line: estratégias de administração da visibilidade no ambiente da Web 2.0”, de Matheus Lock (UFRGS) e Rudimar Baldissera (UFRGS), “TV Pública Digital: análise da política pública para um espaço midiático interativo, participativo e democrático”, de Patrícia Cerqueira Reis (ESPM), e “Programação e audiência de uma emissora legislativa: o caso da TV Câmara”, de Cristiane Brum Bernardes (Cefor / Câmara dos Deputados), Antonio Teixeira de Barros (Cefor / Câmara dos Deputados) e Cláudia Regina Fonseca Lemos (Cefor / Câmara dos Deputados). No dia seguinte, no mesmo horário, tem “A Justiça em Pauta: O Poder Judiciário Brasileiro na Mídia Impressa”, de Maira Pereira Ferreira (UMESP), “Análise e Avaliação de Processo em Relações Públicas Governamental: PROCAC - Canoas/ 2002-2009”, de Karla Maria Müller (UFRGS), Vera Regina S. Gerzson (UFRGS), Felipe Stamberg (UFRGS), Gabriela Freitas (UFRGS) e Michelle Fenslau (UFRGS), e “Em Nome do Espetáculo: Megaeventos, Cidades e Representações Midiáticas”, de Ricardo Ferreira Freitas (UERJ), Rodrigo Karl Miguel Oliveira Nunes (UERJ) e Renata Gallo Spinola do Amaral (UERJ).

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – O Espaço Iniciação Científica - Projetos de Pesquisas em Comunicação Organizacional e Relações Públicas é coordenado pela professora Celsi Bönstrup Silvestrin (UFPR). Após seleção interna pelas instiuições participantes, foi organizado o seguinte roteiro: no dia 20, entre 13h30min e 15h, a sessão 1 traz “Transparência: uma relevante ferramenta para a Administração Pública”, de Bruna Poersch da Rosa (UNISINOS) e Caroline Acosta Lessa (UNISINOS), “O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública”, de Nina Santos (UFBA), e ainda “Twitter e as Redes Sociais On-line: um estudo do caso Twitter”, de Laís Cardozo Bueno (Unisa). Foram também selecionados “Um outro olhar sobre as ‘ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior”, de Deivid Paz Cardoso (PUCRS) e Larissa Lofrano Souza (PUCRS), e “Um estudo bibliométrico das teses e dissertações na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional”, de Alvaro Marinho Marques (ECA/USP), Nathália Pereira Guerra Simões (ECA/USP) e Anna Paula Muniz C. de Andrade (ECA/USP).

A sessão 2 acontece no dia 21, no mesmo horário, com “A importância da história individual para a Memória de empresa e vice-versa”, de Angélica Fabiane Weiss (UNISC), “Memória e Comunicação Institucional: a construção de relacionamentos com base em acervos”, de Alina Oliveira de Souza (PUCRS), “Comunicação Institucional: um Estudo sobre sua Prática em uma Indústria Paranaense”, de Fabiana Regina Simões (UEL) e “Uma Reflexão do Processo de Comunicação Interna Aplicado em uma Indústria Paranaense”, de Rodrigo Soares Pinto (UEL / PUCPR), além de “Um estudo sobre liderança e poder como face da cultura e comunicação de uma gráfica paranaense”, de Flávia Obara Kai (UEL).



Ainda é possível inscrever-se como participante de toda a programação. Para informações, consulte a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, que funciona na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – prédio 8, sala 30 – Cidade Universitária), através do fone 11-3091-2949 ou ainda nos canais digitais: www.abrapcorp.org.br, www.twitter.com/abrapcorp e abrapcorp@abrapcorp.org.br .

Fonte: Rodrigo Cogo

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