terça-feira, 24 de julho de 2012

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial, reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as  jóias e relíquias culturais de todas as  bibliotecas do  planeta.
Tem, sobretudo, caráter patrimonial", antecipou em   LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projeto  impulsionado pela UNESCO e outras 32  instituições. A  BDM não oferecerá documentos correntes, a não  ser "com valor de patrimônio, que permitirão  apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo  em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês,  francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para  o rei de Espanha em 1562", explicou  Abid.
Os tesouros incluem o Hyakumanto  darani , um documento em japonês publicado no  ano 764 e considerado o primeiro texto impresso  da história; um relato dos azetecas que  constitui a primeira menção do Menino Jesus no  Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes  desvelando o mistério da álgebra; ossos  utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a  Bíblia de Gutenberg; antigas fotos  latino-americanas da Biblioteca Nacional do  Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século  XIII, da Biblioteca Nacional da  Suécia.

Fácil  de navegar:
Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de  uma breve explicação do seu conteúdo e seu  significado.   Os  documentos foram passados por scanners e  incorporados no seu idioma original, mas as  explicações aparecem em sete línguas, entre elas  o PORTUGUÊS. A  biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi  pensada para receber um número ilimitado de  textos, gravados, mapas, fotografias e  ilustrações.

Como acessar o sítio global?
Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está  disponível na Internet, através do  site: http://www.wdl.org/ <http://www.wdl.org/>
O  acesso é gratuito e os usuários podem ingressar  diretamente pela Web , sem necessidade de se  registrarem. Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe,  chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua  língua original.

Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com  um simples clique, podem-se passar as páginas um  livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los  em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e  minuciosa.

Entre as  jóias que contem no momento a BDM está a  Declaração de Independência dos Estados Unidos,  assim como as Constituições de numerosos países;  um texto japonês do século XVI considerado a  primeira impressão da história; o jornal de um  estudioso veneziano que acompanhou Fernão de  Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o  original das "Fábulas" de La Fontaine, o  primeiro livro publicado nas Filipinas em  espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e  umas pinturas rupestres africanas que datam de  8.000 A.C.

Duas regiões do mundo estão  particularmente bem  representadas: América Latina e Médio  Oriente. Isso deve-se à ativa participação da Biblioteca  Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria  no Egito e à Universidade Rei Abdulá da Arábia  Saudita.
A estrutura da BDM foi decalcada do projeto de  digitalização da Biblioteca do Congresso dos  Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente  contém 11 milhões de documentos em  linha. Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse site vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que  vivem num mundo  audio-visual. Não deixe de acessá-lo.

Fonte: recebido por e-mail. Colaboração VDRuiz

Nenhum comentário: