domingo, 25 de setembro de 2011

Campeã do ranking Você S/A, Volvo destaca comunicação como um fator de sucesso

Izabela Vasconcelos



Greiffo enfrenta o desafio de ser ágil na comunicação
Pioneirismo e agilidade. Esses são pontos essenciais na comunicação da Volvo, que ajudaram a empresa a ficar no topo do ranking Você S/A – Exame 2011, como a melhor empresa para trabalhar no Brasil. O prêmio reconhece 150 companhias, com base nas respostas dos funcionários, que avaliam o clima organizacional, gestão e carreira de suas empregadoras.

Com seis veículos de comunicação interna, a Volvo diz ter sido uma das primeiras empresas do País a ter uma revista interna, a O Viking, criada em 1978. O nome Viking é inspirado no país de origem da empresa e nos ‘desbravadores’ da companhia no Brasil.

“Quando ainda nem se falava em comunicação no Brasil, a Volvo já tinha uma revista interna. Hoje essa revista é bimestral e cada veículo tem o seu papel aqui, mas acredito que essa revista ainda seja a mais influente entre os funcionários”, explica Marco Greiffo, responsável pela comunicação corporativa da Volvo.

De 1978 para cá, muita coisa mudou e os desafios da comunicação também. Para Greiffo, o estilo da notícia mudou e os colaboradores exigem informação rápida, de acordo com sua rotina. “Nosso desafio é aprofundar a estratégia para esse público que tem cada vez menos tempo, com uma interação cada vez mais rápida. Antigamente a gente fazia um vídeo de 10 minutos, agora a gente faz de 3 minutos, se não a pessoa sai da sala”, conta.
Revista pioneira na empresa, lançada em 1978

Além da revista, a companhia conta com murais, intranet, webtv, boletins especiais e a revista Viking Família, que é enviada para a casa dos funcionários. Para produzir esse material, a multinacional conta com oito pessoas na estratégia de comunicação, além de agências que colaboram com o conteúdo.

Apesar do público exigente descrito por Greiffo, com 210 executivos, o analista de comunicação acredita que equipe está cumprindo bem sua missão. “O prêmio (melhores empresas) é a prova de que os colaboradores estão motivados e entendendo bem os objetivos da empresa”, conclui.

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário: