quinta-feira, 12 de maio de 2011

Gerente de imprensa da Petrobrás comenta o início 'turbulento' do blog da empresa

O jornalista Lúcio Pimentel, gerente de imprensa da Petrobras, eleita a maior empresa brasileira pela Forbes este ano, causou, juntamente com a equipe de comunicação da empresa, polêmica com o blog Fatos e Dados, em 2009. A página publica os questionamentos de repórteres e as respostas dadas pela companhia aos veículos de imprensa. No entanto, na primeira semana, o blog postava as perguntas e respostas antes da publicação das matérias nos veículos. Após críticas, a empresa passou a postar os textos depois da veiculação das matérias na imprensa.

“As pessoas diziam: você me furou, mas as respostas eram da empresa. Houve esse ruído inicial, mas depois fizemos essa alteração”, contou Pimentel nesta terça-feira (10/5) no 2 Congresso Sul-Brasileiro de Comunicação e Marketing no Serviço Público (Congrecom), realizado em Florianópolis.

Mesmo após publicar os textos depois da veiculação das matérias na imprensa, o jornalista ainda foi criticado por expor a conversa entre repórteres e a Petrobras. “Só queria mostrar o outro lado. Não fazia sentido publicar as respostas sem as perguntas”.

Pimentel explicou que a necessidade de criar um blog surgiu dos equívocos da imprensa. “A gente pensava: 'o jornal não é nosso. A gente passava uma resposta e eles só publicavam uma linha, então vamos publicar no blog'. Eu publicava cartas nos jornais, mas só lê quem escreve e quem recebe, não adiantava. A resposta tinha que ser em tempo real”, afirmou.

Sobre os resultados, o jornalista afirma que não acredita em um “mundo cor de rosa”, que o blog vá resolver todos os equívocos na imprensa, mas que já se posicionou como uma ferramenta de transparência da Petrobras. No entanto, Pimentel ressalta que o relacionamento com a imprensa se constrói todos os dias. “Hoje o blog é mais bem aceito, mas as redações têm uma rotatividade grande, então o relacionamento com a imprensa você constrói todos os dias”, conclui.

O blog é mantido por seis jornalistas da empresa. Nestes quase dois anos, já recebeu seis milhões de acessos e dois prêmios de comunicação internacionais.

Izabela Vasconcelos
Fonte: http://www.comunique-se.com.br

Nenhum comentário: