quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DIA NACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

2 DE DEZEMBRO

Lei Nº 7.197, de 14 de junho de l985 Institui o “O Dia Nacional das Relações Públicas”

Faço saber que o Congresso Nacional decretou, o Presidente da República nos termos do 2º do art. 59, da Constituição Federal, sancionou, e eu, Lomanto Júnior, 1º Vice-Presidente do Senado Federal, no exercício da Presidência, nos termos do 5º do art. 59 da Constituição Federal, promulgo a seguinte Lei:

Artigo 1º – Fica instituído o dia dois de dezembro como o “Dia Nacional das Relações Públicas”.

Artigo 2º – Na data estabelecida no artigo anterior, as associações e entidades ligadas à atividade de Relações Públicas farão, em todo o País, promoções que de qualquer modo assinalem e festejem o transcurso da efeméride.

Artigo 3º - É declarado Patrono das Relações Públicas, Eduardo Pinheiro Lobo, nascido em Penedo, Estado de Alagoas, em l876, e falecido em São Paulo, a 15 de fevereiro de l933.

Artigo 4º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Artigo 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

SENADOR LOMANTO JÚNIOR
1º Vice-Presidente, no exercício da Presidência.

Por que 2 de Dezembro é o “Dia Nacional das Relações Públicas?’’

Em 2 de dezembro de l876, nasceu em Penedo, Estado de Alagoas, Eduardo Pinheiro Lobo, que foi o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil.

O marco inicial das Relações Públicas no Brasil aconteceu em São Paulo em 30 de janeiro de l914. Eduardo Pinheiro Lobo foi nomeado para chefiar o recém criado Departamento de Relações Públicas da empresa canadense THE SÃO PAULO TRAMWAY LIGHT AND POWER Co. LIMITED, concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, desenvolveu um trabalho de Relações Públicas com a imprensa, objetivando o esclarecimento da opinião pública.

Em reunião de 12 de dezembro de l975, o Conselho Nacional da ABRP instituiu a “Medalha Eduardo Pinheiro Lobo” destinada a premiar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à classe dos profissionais de Relações Públicas. As pessoas agraciadas com a Medalha são os senhores Jarbas Passarinho, Divaldo Suruagy, Natalino Pereira de Souza, Domingos de Araújo da Cunha Gonçalves e Cândido Teobaldo de Souza Andrade.

Fonte: http://www.sinprorp.org.br/Sinform+/sinform02.htm

Nenhum comentário: