quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bolsa de estudos à estudantes da área de Tecnologia da Informação

Programa será oferecido por instituto renomado nos Estados Unidos

Profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm a chance de concorrer a bolsas de estudo no Instituto Internacional de Ciências da Computação (ICSI), sediado em Berkeley, na Califórnia. O projeto é uma parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que têm entre suas metas fomentar a inovação em busca do aumento competitividade do país.

A iniciativa, conhecida como Programa de Visitante Brasil ICSI, visa promover negócios conjuntos, pesquisa e projetos de transferência de tecnologia entre o ICSI e instituições brasileiras industriais de negócios e de pesquisa. A expectativa é estimular o desenvolvimento da inovação de utilidade pública, privada e acadêmica.

Organizações brasileiras que tenham doutores e doutorandos na área de TI podem indicar profissionais para particiar do programa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de novembro. Os candidatos pré-selecionados pelo comitê técnico, coordenado pelo MBC, ABDI e ICSI, serão notificados até 1º de dezembro para solicitação de documentos. O período de permanência no ICSI será iniciado em período a combinar no primeiro semestre de 2011.

As propostas serão avaliadas de acordo com a consistência entre os objetivos do edital e do projeto sugerido. Outro ponto que será levado em conta é o impacto dos possíveis resultados e sua relevância para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, especificamente as prioridades definidas no programa da Política de Desenvolvimento Produtivo do Brasil. Também será avaliado o currículo do candidato. Todos os documentos devem ser escritos em inglês.

O Programa

A bolsa para cada candidato selecionado terá o valor de US$ 3 mil por mês. As organizações a que se afiliam os bolsistas selecionados deverão fornecer as passagens aéreas, em classe econômica, de ida e volta de seu local de origem no Brasil para a Bay Área. Os bolsistas também receberão seus salários durante todo o período de sua permanência no ICSI.
O financiamento dos trabalhos procede de projetos multidisciplinares das agências federais norte-americanas e de consórcios americanos e europeus, públicos ou privados, além de instituições interessadas em pesquisa básica e aplicada. Atualmente, existem projetos de cooperação financiados por parceiros internacionais residentes na Espanha, Alemanha, Finlândia, Suíça e Taiwan.
O edital para apresentação de propostas de projeto por parte de instituições industriais, de negócios e de pesquisa, já está disponível no site www.mbc.org.br. Para esclarecimentos e mais informações, entrar em contato com o MBC pelo telefone (61) 3329 2101 ou pelo e-mail icsi@mbc.org.br.


Bárbara Lobato
Assessoria de Imprensa

Movimento Brasil Competitivo - MBC
Setor Bancário Norte - quadra 01 - bloco B - sala 403 - Cep: 70.041-902 - Brasília/DF
Fone: + 55 61 3329 2102 - Fax: + 55 61 3329 2124
www.mbc.org.br twitter: @mbcompetitivo

Nenhum comentário: