Por: Marcelo Peruzzo
Hoje quero fazer justiça a diversos tipos de líderes, seja ele
autocrático, democrático, pensador, ou até mesmo servidor. Falando em
Líder Servidor, James Hunter, foi fantástico em demonstrar as atitudes que um Líder deve exercer por meio de uma liderança firme e flexível, que transforma chefes e gerentes, em treinadores e mentores. O fato é que James Hunter afirma que o Líder pode ser durão, ou até mesmo
autocrático, pois precisa dirigir seu grupo com o foco na missão e
valores da empresa.
O grande ponto é: Os colaboradores estão dispostos a serem Liderados
Servidores? Até que ponto o comprometimento deles, em relação a missão e os valores da empresa são verdadeiros?
Afirmo com absoluta certeza, por experiência própria, e acompanhando centenas de líderes deste enorme Brasil, que temos um
contingente sim, de pessoas sem compromisso algum, seja qual for o líder, seja qual for o estilo de liderança aplicado.
Pessoas que estão preocupadas apenas com objetivos pessoais, e que não sentem nenhum melindre, em praticar atitudes irresponsáveis, pois seus objetivos são do tamanho da sua própria ignorância. Os declaro, os PEÕES SERVIDORES.
Para saber reconhecer se você está por perto de algum PEÃO SERVIDOR,
vou lhe apresentar 6 dicas, que ao identificá-las em alguém, cuidado,
antes que você entre no meio de uma encrenca, e lhe renda uma tremenda dor de cabeça desnecessária.
Vamos as dicas:
Primeira dica: o peão servidor adora falar “ACHO” o tempo todo.
Você pergunta alguma coisa, e ele fala: Eu acho isto, eu acho
aquilo... Sempre acha, nunca tem certeza. Por quê? Ora bolas... Para que você, líder, faça o que deve ser feito. Se
acertar, o Peão Servidor fala: “Parabéns chefe, acertamos!”, se errar,
ele fala “Chefe! Que pena que o senhor errou. A gente aqui também não
tinha certeza que daria certo.” Resumo: Peão servidor nunca coloca o
dele na reta.
Segunda dica: o peão servidor odeia dar feedback do seu trabalho. Sabe
por quê? Porque faz tanta besteira, que acha que ninguém vai descobrir
as suas falhas e atrasos. Acredita que o Líder tem memória de ameba, e
não se lembrará de cobrá-lo. Outro problema relacionado ao feedback, é que mesmo que tenha feito o serviço certo, prefere ficar no canto se esquivando, pois vai que o Líder empurra mais um trabalhinho para fazer. Resumo: Peão servidor odeia trabalhar.
Terceira dica: o peão servidor adora deixar o Líder na mão. Existem
vários motivos, mas os dois principais são: - “Dane-se a missão da
empresa” e “não vou assumir um trabalho difícil”.
Primeiro vamos ao “dane-se a missão da empresa”. O Líder delega tarefas ao seu grupo, e no meio do processo, o Peão Servidor, fala: “To fora”. Enfim, dane-se todo o grupo e o Líder, pois não está nem aí para a missão a ser realizada. Ninguém vai gostar deste tipo de atitude, pois todos os demais, ficaram sobrecarregados e o Líder mais uma vez, vai ter que aguentar o tranco.
Quanto ao “Não vou assumir um trabalho difícil”, percebemos que o líder ao chamar um liderado para uma missão especial, é porque ele acredita no potencial deste liderado. Quando o PEÃO SERVIDOR, simplesmente fala, “Puxa chefe! Obrigado pela confiança! Mas acredito que não estou à altura daquela tarefa, portanto não vou poder ajudar, mas acho que alguém do grupo pode fazer isto melhor do que eu”. O único problema, é que o boco esqueceu quem é o Líder, dentro da sua visão holística e de conhecimento do grupo e quem que deve escalar o time e as posições do jogo.
Quarta dica: o peão servidor está satisfeito com o suficiente. É
incrível, mas hoje, em pleno terceiro milênio, existem pessoas que
estão satisfeitas com o suficiente. O suficiente para comer, para
pegar o ônibus, para ir ao cinema uma vez por mês, enfim, tendo para
viver, tá bom. O problema é que as empresas querem pessoas dinâmicas,
que desejam crescer com elas, e não que as sirvam apenas de parasitas.
Quinta dica: o peão servidor é contratado para entregar supostamente
100 pizzas por dia. Entrega apenas 60, reclama do chefe, e ainda bota
a empresa no pau. Se entregasse as 100, poderia ser considerado um
liderado normal, afinal de contas, fez a sua obrigação. Agora se
entregar mais do que é solicitado, para este tipo de gente é um
crime, pois na sua visão limitada a empresa estaria explorando.
Sexta é última dica: o peão servidor é um tremendo de um hipócrita.
Na Grécia antiga, os hipócritas representavam, isto é, fingiam ser quem não eram. Quando o peão servidor faz uma besteira, faz de conta que não é com ele, e quando não tem escape, fala: “Nossa chefe! Isto era tão importante. Fiz tudo direito, como pode ter dado errado. Que coisa heim!! Deus que nos ajude!”... Cara de pau mesmo.... É incrível que no meio da confusão, com todas as provas concretas de sua absurda atitude, simplesmente, finge que nada está acontecendo.
Espero ter tirado das costas dos líderes um pouco da sua revolta, pois sei que trabalhar com peão servidor não é fácil. Dai
alguém pergunta? Por que ultimamente aparece um monte deste tipo
de gente por aqui? Eu respondo: Caro amigo, quem é bom
mesmo, faz a diferença, OS LIDERADOS SERVIDORES, não estão disponíveis no mercado e tem o passe valorizado.
Sobre Marcelo Peruzzo: Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC, diretor executivo do IP2 Marketing e professor convidado da FGV Management nos cursos de MBA em Gestão Empresarial e Marketing.
Marcelo Peruzzo
http://www.marceloperuzzo.com
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