terça-feira, 15 de setembro de 2009

PUBLICIDADE DE ALIMENTOS INFANTIS AGORA É LIMITADA

Acordo limita a propaganda de alimentos não nutritivos

No Brasil, a maioria das propagandas de alimentos infantis mostra produtos elevados em calorias, como doces, salgadinhos e biscoitos recheados. E como era de se imaginar, a maior parte das crianças que assistem, adoram estes comerciais e consomem rapidamente o alimento anunciado. Tanto que uma pesquisa feita com crianças entre 06 e 13 anos mostrou que 70% ficaram com vontade de experimentar os alimentos logo após assistirem à propaganda na televisão.

Por conta disso, a publicidade de salgadinhos, refrigerantes, bolachas, iogurtes e afins não irá mais aparecer entre um desenho animado e outro nos canais infantis da TV brasileira. A iniciativa conhecida como "autorregulamentação" foi aderida por 24 empresas do setor e busca regular o marketing dos alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal às crianças, de forma que esses não pareçam ilusórios aos olhos dos pequenos, já que muitos podem favorecer o ganho excessivo de peso na infância.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) desenvolve a Campanha Nacional de Combate à Obesidade*, uma ação que visa promover estilos de vida mais saudáveis em um trabalho conjunto entre pais e crianças enfatizando a importância do acompanhamento médico nutricional e especializado, essencial em todas as etapas. Estatísticas divulgadas mostram que 15% das crianças no Brasil são obesas. A obesidade infantil pode ser fatal e é um mal que provoca, ainda na infância, problemas de coluna, nas articulações, fere a auto-estima e leva à rejeição social. Sendo assim, a Campanha tem a intenção de mostrar à população a realidade dos riscos e as tantas maneiras de prevenção à obesidade.

A propaganda alimentícia para crianças não está somente na televisão, mas também em revistas, Internet e até mesmo, nas próprias escolas. O grande "problema" dessa publicidade está justamente em mascarar o teor calórico dos alimentos. Os valores sociais importantes que precisam ser levados em conta, como a proteção à saúde, são muitas vezes extintos dos anúncios. Uma alimentação pouco sadia pode resultar em sobrepeso e obesidade, podendo acarretar problemas no futuro da saúde da criança.

Fonte: SINTONIA COMUNICAÇÃO - Maxpressnet.com.br

Nenhum comentário: