segunda-feira, 31 de março de 2008

MINHA COLABORAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL

HOAX se espalha pela INTERNET:
Os hoaxes, também conhecidos como "pulhas", "boatos" ou "lendas virtuais", são caracterizados por sua linguagem tipicamente marcada pela ênfase no caráter emergencial, na gravidade ou na urgência do fato, além do tom emocional ou sensacionalista usados com o intuito de seduzir o leitor e, ainda, o típico e insistente apelo para que seja repassada ao máximo de pessoas.
Estes atributos, que muitas vezes se tornam até mais evidentes do que as próprias informações da mensagem, se forem bem observados, nos permitirão facilmente distinguir uma pulha de uma mensagem honesta. Como forma de transmitir uma pseudo credibilidade ao fato, o hoax costuma citar termos científicos - embora muitas vezes incoerentes e mencionar nomes de autoridades ou de instituições reconhecidas, inclusive de organizações humanitárias e governamentais. Além disso, a autoria da mensagem não se identifica ou se identifica de forma dissimulada usando dados irreais. Contudo, um dos principais indicadores de falsas mensagens é o simples fato de serem objetos de repasses reiterados, pois muitos o fazem ingenuamente, sem averiguar quaisquer características ou sem tampouco lerem o conteúdo.
(Podem ser chegados no endereço: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/)

Esclarecimento dos E-Mails (HOAX) Que Circulam na INTERNET: O e-mail Oficial da Campanha da Mamografia Digital Gratuita,(http://www.cancerdemama.com.br/) pode ser acessado e enviado pelo site da campanha no item: ENVIE. No e-mail Oficial da Campanha consta o nome do Instituto Neo Mama, endereço e telefone. Na Internet circulam alguns e-mails com textos apelativos tais como: - O site cancerdemama.com.br vai acabar ou vai sair do ar. - O site vai perder o patrocínio da Tuperware, AVON e etc. - Menciona que entidades como INCA, Instituto do Câncer e outros vão fechar. Acreditamos que boa parte desses e-mails surgiram de pessoas que no intuito de ajudar, criaram textos apelativos com a intenção de comover e incentivar a ajuda. Porém, é nossa obrigação informar aos nossos colaboradores que não procede a veracidade desses e-mails. E principalmente isentar e enaltecer o belo trabalho de combate ao câncer realizado pelas entidades mencionados, bem como a bela campanha realizada pela AVON chamada "Um Beijo Pela Vida"(*) Caso você receba algum e-mail diferente dos citados acima. Por favor, envie para neomama@neomama.org.br para que seja dado o devido esclarecimento.

(*) Um Beijo pela Vida A Avon fará uma doação de 7% do valor da venda de cada produto vendido desta página (http://store.avon.com.br/avonstore/dept.asp?dept_id=9956), para apoiar entidades que lutam contra o câncer de mama. A Avon é auditada internacionalmente pela Price WaterhouseCoopers.

Colaboração: VDRuiz

Nenhum comentário: