quinta-feira, 29 de novembro de 2007

TAM faz troca de comando e quer resgatar imagem

Fonte: Jornal Valor Econômico
Raquel Balarin e Roberta Campassi29/11/2007


A TAM entra em um novo ciclo a partir de hoje com a substituição planejada na presidência da companhia de Marco Antonio Bologna por David Barioni Neto, que trabalhou na rival Gol. Internamente, a mudança é tratada como uma "volta ao comandante" - referência ao comandante Rolim Amaro, o fundador -, em que a ênfase será dada aos aspectos operacionais da companhia aérea. Após o maior desastre da aviação civil brasileira, a empresa tentará restaurar sua imagem de qualidade, pontualidade e segurança, duramente arranhada com o apagão aéreo e o acidente de julho.
A troca de comando foi aprovada ontem pelo conselho de administração e vinha sendo trabalhada desde o início do ano, com a participação do próprio Bologna, que assumirá novas funções na holding da família Amaro. Ele será responsável por uma nova área de investimento em infra-estrutura aeroportuária, como hangares, terminais e aeroportos. "A sucessão não tem ligação com a crise (do fim de 2006). Tem a ver com a necessidade de continuidade da empresa", disse Bologna, em entrevista ao Valor.
A escolha de Barioni é considerado o início do terceiro ciclo da empresa. O primeiro vai de sua fundação até 2001, quando o comandante Rolim morreu em um acidente de helicóptero. Meses depois, os ataques terroristas levaram a uma crise do setor, que, para a TAM, foi agravada com a entrada da rival Gol no mercado e o acirramento da concorrência. Bologna, um executivo do mercado financeiro que foi contratado pela TAM em 2001 com a missão de abrir o capital da companhia, acabou se transformando no homem forte que arrumou suas finanças, ao mesmo tempo em que diversificava as fontes de financiamento. Para enfrentar as dificuldades, porém, a empresa concentrou suas energias na busca de rentabilidade e eficiência: os aviões passaram a voar mais e os serviços de bordo minguaram. O lucro cresceu, mas saíram arranhadas a qualidade das operações e o brilho da marca.
Agora, neste terceiro ciclo, a TAM quer ser "a companhia aérea preferida das pessoas". A ênfase de Barioni será a segurança e o atendimento ao cliente. Estão previstas novas mudanças no organograma da companhia.

Nenhum comentário: