sexta-feira, 19 de outubro de 2007

RECALL DA MATTEL

04/09/2007 18:17 - publicado por claudia.hespanha

RECALL DA MATTEL
Consumidor pode saber se produto que ele tem está no recall por e-mail ou telefone. 850 mil brinquedos com ímã, incluindo a boneca Polly, deverão ser recolhidos.
A fabricante de brinquedos Mattel convocou os proprietários de 850 mil brinquedos a trocar uma série de produtos com ímã aparente, entre eles a boneca Poly, a pá do conjunto Barbie & Tanner e figuras magnéticas do Batman.
Como os perigos para as crianças estão em unidades fabricadas entre 2002 e 2007, a empresa disponibilizou uma número de telefone e um e-mail para esclarecer dúvidas do consumidor. Quem já comprou um dos produtos deve ligar para 0800 77 01207 ou mandar uma mensagem para o endereço eletrônico recall.brasil@mattel.com.
Como funciona
No Brasil, depois do contato telefônico ou e-mail, a empresa enviará uma brochura com informações para o consumidor verificar se o produto que ele comprou faz parte do recall. Se verificar que o produto que possui consta do recall, envia (sem custos) o brinquedo para a fábrica e recebe em troca outra mercadoria ou o dinheiro de volta.
Depois do contato telefônico, a empresa diz que enviará a brochura ao consumidor em até 15 dias. Após receber o brinquedo, a Mattel compromete-se a efetuar a troca ou devolução em até 30 dias.
Outros problemas
O recall é o segundo só este mês envolvendo brinquedos da empresa. No início de agosto, a empresa retirou do mercado dos Estados Unidos cerca de um milhão de brinquedos depois de descobrir que haviam sido pintados com tinta à base de chumbo.
No ano passado, a empresa já havia tido problemas com os brinquedos da linha Polly Pocket. Nos EUA, houve três acidentes com o brinquedo, o que motivou a retirada de 4,2 milhões de bonecas do mercado. Nos três casos, crianças ingeriram pelo menos dois ímãs que acompanham as bonecas e tiveram perfurações intestinais.
Críticas
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) criticou o recall de brinquedos anunciado pela Mattel. Segundo o instituto, o acesso a informações em português no site da empresa é complicado. Além disso, há outras dificuldades: os consumidores precisam enviar os brinquedos direto para a fábrica. “Ele poderia fazer com que o consumidor fosse diretamente a um ponto de comércio para já fazer a troca do produto. Se é um produto inseguro, se tem esse risco em potencial, seria muito mais ágil a troca por um brinquedo diferente, seguro”, afirma a coordenadora do Idec, Marilena Lazzarini. A maior fabricante de brinquedos do mundo anunciou o recall de 21 milhões de produtos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em nota, a empresa pede: "Por favor, tire os produtos-objeto deste recall do alcance das crianças". Nos EUA, segundo informações, o consumidor liga para um 0800 e recebe na hora o número de um vale-troca para comprar outro brinquedo. Não haverá devolução do dinheiro. A Mattel do Brasil disse não ter informações sobre o procedimento de devolução nos EUA.

Idec critica recall de brinquedos no Brasil
No Brasil, são 850 mil peças e a maioria já está na mão das crianças. Segundo entidade, modelo do recall dificulta comunicação com o consumidor.
Segundo o instituto, o acesso a informações em português no site da empresa é complicado. Além disso, há outras dificuldades: os consumidores precisam enviar os brinquedos direto para a fábrica. “Ele poderia fazer com que o consumidor fosse diretamente a um ponto de comércio para já fazer a troca do produto. Se é um produto inseguro, se tem esse risco em potencial, seria muito mais ágil a troca por um brinquedo diferente, seguro”, afirma a coordenadora do Idec, Marilena Lazzarini. A maior fabricante de brinquedos do mundo anunciou o recall de 21 milhões de produtos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em nota, a empresa pede: "Por favor, tire os produtos-objeto deste recall do alcance das crianças". São 39 tipos de brinquedos nas lojas brasileiras, entre eles bonecas da marca Polly, um modelo da Barbie e cinco tipos de bonecos do Batman. (Veja aqui a lista completa).
Troca
Segundo o jornal "O Globo", a troca no Brasil será mais demorada. Nos EUA, o consumidor liga para um 0800 e recebe na hora o número de um vale-troca para comprar outro brinquedo. Não haverá devolução do dinheiro. No Brasil, depois do contato telefônico, a empresa enviará uma carta com informações para o consumidor verificar se o produto que ele comprou faz parte do recall. Ele envia então o brinquedo para a fábrica. Depois que o material for analisado, o consumidor pode efetuar a troca ou receber o dinheiro de volta. A Mattel do Brasil informou que não pode falar sobre o procedimento em outros países, apenas no Brasil.
Riscos
O perigo, segundo a fabricante, está nas peças que possuem imãs expostos. Nos Estados Unidos, uma menina teria engolido dois imãs que estavam em uma boneca e, de acordo com a mãe, precisou passar por uma cirurgia. “Agora vamos fazer várias mudanças. A primeira delas é que o imã pode ficar encapsulado, impossível de tirar”, informou Alejandro Ribas, diretor executivo da Mattel Brasil. A empresa orienta os consumidores que têm itens desta lista a enviar o brinquedo à Mattel para análise. Se o defeito for identificado, o cliente poderá pedir o reembolso ou trocar por um produto de mesmo valor. A empresa disponibiliza um telefone e um e-mail para informações: Telefone: 0800 77 01207. Ligação gratuita, atendimento de segunda a sexta das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 15h. E-mail: recall.brasil@mattel.com
Empresário chinês envolvido em recall de brinquedos se enforca
Chefe de fábrica de brinquedos Mattel se matou, segundo a imprensa chinesa.Segundo empresa, brinquedos com defeitos não foram vendidos no Brasil.
O chefe de uma fábrica de brinquedos chinesa envolvida em um recall da Mattel enforcou-se, informou nesta segunda-feira (13) a imprensa local.
Zhang Shuhong, empresário de Hong Kong e à frente da Lida Toy Company, foi encontrado morto na oficina da fábrica no sábado, segundo um diário semi-oficial.
Cerca de 1,5 milhão de brinquedos infantis feitos pela Lida Toy, contratada pela unidade Fisher-Price da Mattel, sofreram recall em diversos países na semana passada. Segundo nota divulgada pela empresa no Brasil, os produtos vendidos no país não pertencem aos lotes em questão.Os produtos da fábrica continham níveis excessivos de chumbo, substância que foi ligada a problemas de saúde em crianças, incluindo danos cerebrais.
O caso dos brinquedos foi o mais recente relacionado à segurança de produtos fabricados na China.A agência de controle de qualidade chinesa proibiu a Lida de exportar, mas a companhia não estava disponível para comentar o caso.

O Recall por Claudia Hespanha

Iniciei meus contatos com a empresa por e-mail.
Os mesmos, são respondidos de forma automático. Isso é péssimo para a reputação da empresa.
Estamos falando de um problema sério que envolve crianças e, consequentemente mães desesperadas.
Uma resposta automática dos e-mails é a pior forma de atender esse caso.
O consumidor se sente desprestigiado e, o pior, a imagem da empresa fica maculada.
A resposta do e-mail pedia para que entrasse em contato pelo 0800. Terrível. O 0800 não funciona. Quando conseguimos completar a ligação, esperamos horas e a mesma cai em seguida.
Mandei diversos e-mails e no “assunto” informei que o 0800 não funcionava.
Aí entrou a personalização do atendimento, pois me apresentei como RP.
Uma atendente muito simpática, Raquel, me deu todas as informações e orientações cabíveis e possíveis. Realmente ela estava muito bem treinada.
O material para envio dos brinquedos chegou no prazo informado pela empresa (entre 10 a 15 dias). Na verdade chegou em 12 dias.
Ao observar o conteúdo fiquei pasma. Um envelope de tamanho A3 deve contemplar os 5 itens de minha filha. Como o farei. Ainda não sei. Sei que todas as bonecas não vão caber no envelope que tem o porte pago pela empresa.
Este momento do recall foi onde interrompi minha participação.
Assim que concluída a ação, posto o resultado.

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