03/09/2007 19:42 - publicado por claudia.hespanha
Almoço de negócios: você sabe se portar em uma reunião como esta?
Uma reunião é extremamente necessária para que os negócios se consolidem ou certos pontos sejam abordados. Para quem ascendeu na hierarquia empresarial, muitas vezes é difícil saber como se comportar em momentos como este, já que a imagem da empresa depende de você na ocasião. Num almoço de negócios a situação se torna ainda mais complicada, já que envolve ambientes mais tranqüilos, o que pode lhe confundir e o deixar tão à vontade que você poderá falar e fazer o que não deve.
Pense que o modo como você se comporta é essencial para o sucesso do negócio em questão. Por isso, bons modos e postura profissional contam, e muito, para a construção de uma carreira. O restaurante perfeito Um ambiente com muito barulho e agitado não é ideal para este tipo de almoço. Imagine ter de gritar para realizar uma conversa ou se deparar com um cliente que se distrai sempre que alguém passa por ele. Por isso, a escolha do restaurante é ideal. Nunca pense em levá-lo em lanchonetes ou locais em que apenas um público jovem freqüente, a não ser que ele escolha, pois isso pode lhe dar a imagem de pouco maduro para a posição que ocupa. Por comodidade, veja algum restaurante que facilite a sua vida e a do cliente. Ao optar por um local perto das empresas, você perderá menos tempo com o trânsito e terá mais chances de convencer seu cliente sobre as propostas a serem apresentadas. É claro que o restaurante perfeito pode ser difícil de ser encontrado, mas sempre pense no cardápio, no ambiente e nas pessoas que o freqüentam. Se forem apenas empresários, as chances de você acertar são muitas. Comportamento ideal Nestas ocasiões, conhece-se um representante de uma empresa. Isso significa que o que ele fala e como ele age são parte do que ele aprendeu no ambiente do trabalho, principalmente quando a conversa é sobre negócios. É um momento em que o cliente o conhecerá. Por isso, o comportamento deve ser simples, educado e com atenção voltada sempre ao cliente. Desligue o celular, use os talheres de forma adequada e não coma como quem está sem se alimentar a horas, mesmo que isso seja verdade. Quem convida, paga a conta, mesmo que seja a mulher. Pergunte se o cliente precisa de alguma coisa, seja o anfitrião, como se o recebesse em casa. Caso aconteça algum acidente, chame o garçom e haja naturalmente. Ficar vermelho por derrubar algo é normal, mas se você não der tanta atenção ao fato, certamente o cliente não dará. Nunca tire o paletó, somente se a pessoa com quem está negociando o fizer, aliás, vocês estão ali a trabalho e não para se sentirem em casa. Pelo mesmo motivo, a reunião deve ser breve com, no máximo, duas horas de duração, para não cansar as partes envolvidas. Como se vestir para o almoço A roupa geralmente causa indecisão, principalmente quando se fala das mulheres, que têm pares de sapatos, de vestidos, saias e blusinhas diversificados, o que dificulta a escolha da roupa mais adequada. Neste caso, a regra é a mais simples possível: tenha bom senso. As mulheres estão almoçando a trabalho e não para seduzir alguém. O homem deve pensar que a moça bonita com quem está conversando está lá por motivos profissionais, e evitar elogiá-la por seus atributos físicos. Mulheres devem evitar decotes, saias justas e apostar em cores neutras. Para os homens, as gravatas devem ser sóbrias e o terno, o mais simples e elegante possível. Fonte: Administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário