sexta-feira, 19 de outubro de 2007

COMUNICAÇÃO INFANTIL

16/05/2007 14:49 - publicado por claudia.hespanha
COMUNICAÇÃO INFANTIL
"...Atirei o pau no gato tô, mas o gato tô não morreu, rreu, rreu...
Dona Chica ca adimirou-se (meu Deus)..."
Sou visceralmente contra as antigas cantigas (que poético) infantis. Uma pior que outra.
"Boi da Cara preta" "Bixo Papão" Terríveis.
Nossa linguagem começa assim? Fico me questionando se é por isso que somos um dos piores países em desenvolvimento, alfabetização.
Se é por isso que não onseguimos profissionais que assumam as rédias deste país com competência e ética.
Em um país de desempregados, analfabetos, desocupados e infames cidadãos, paro para pensar na origem disso tudo e de que a comunicação é criada ao longo da vida.
Fico criando versões otimistas para meu filho de 2 anos e meio cantar. Nada que se compare às antigas, mas prefiro criar, investar ou adaptar.
Comparando as linguagens de uns coleguinhas dele na escola e fora dela, observei que meu garoto (ai pitico da mamy!) tem um vocabulário rico para a idade.
Ele versa e discursa palavras difíceis para a idade, mas corriqueiras em nosso dia. (da família, digo).
"Ai que bonitinho (diz a tia). William você vai nas escolinha?" perguntam
O garoto no alto de seus 60 e muitos cm, responde:" Sim. Vou à escola. (notem a crase, ela faz toda a diferença)"
"E vc Joãozinho (pergunto). Já está na escolinha?" "Tôcolinha" (notem a compactação da frase).
Quero poder expressar e ensinar meus filhos a se expressar de forma correta. Sempre soube que as pessoas que se comunicam melhor, alcançam mais depressa o sucesso.
Eu tive um professor de Literatura no Objetivo da Paulista (vixe, lá pela década de 80, não vou me lembrar do nome) que afirmava: um dia estaremos nos comunicando com monossílabos: tá, né, hum, que, hã. Esses monossílabos substituirão frases completas e, o que é pior, seremos entendidos pelos nossos interlocutores!!!! Pasmem!!!
Temo que este dia esteja próximo.
Ao ver nosso presidente discursar, fico horrorisada.
Outro dia estava conversando (sim, gente, converso muuuuito e com muuuuitas pessoas) com um cliente que estava indicando a empresa para um amigo.
O mesmo, bem sucedido empresário, mas nem tão bem sucedido assim, me contava estupefado sobre esse amigo. O tal empresário, muito bem sucedido, falava de forma ignorante, era mal ducado e escrevia péssimamente. Criticou sua comunicação: "com tanto dinheiro, ele deveria fazer cursos, sei lá, saber se expressar, ser menos ignorante..." e por aí foi.
Nessas, falamos até dos jogadores de futebol, mas me lembrei de uma entrevista com um jogador (não me recordo qual). O atleta falava tão bem, mas tão bem que parei o que estava fazendo e prestei atenção à entrevista.
Bárbaro! Bravo! Belíssimo!
Nem tudo está perdido.
INCENTIVEM A LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS!!!
Disso depende o sucesso ou insucesso delas, consequentemente de nossa cidade, estado e´, por que não dizer, país.
Bjs e até mais

Nenhum comentário: