quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Novas regras para publicidade infantil





Governador Geraldo Alckmin deve sancionar ainda em janeiro dois projetos de lei que pretendem impor novas regras para anunciar alimentos a crianças e vender lanches com brinquedos

McDonald´s, Bob´s e Burger King estão entre as principais marcas que podem ter que rever a sua estratégia de relacionamento infantil

Crédito: SXC

Os dois projetos de lei que pretendem impor novas regras para anunciar alimentos com baixo teor nutritivo a crianças e vender lanches junto com brinquedos devem ser sancionados pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) ainda neste mês de janeiro. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, órgãos de defesa do consumidor, como o Instituto Alana e Idec, se preparam para apresentar ao governador dados capazes de comprovar a interferência da publicidade e dos brindes na educação das crianças.

McDonald´s, Bob´s e Burger King estão entre as principais marcas que podem ter que rever a sua estratégia de relacionamento infantil. O texto que proíbe a venda de alimentos com brinquedos ou brindes, o PL 1.096 de 2011, é de autoria do deputado Alex Manente (PPS). Já o PL 193 de 2008, criado pelo deputado Rui Falcão (PT), não só obriga os anúncios de alimentos e bebidas "pobres em nutrientes, com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio" a serem veiculados no rádio e na TV apenas entre 6 e 21 horas, como também veta o uso de personagens e celebridades infantis. Ambos os textos foram aprovados em dezembro de 2012 pela Assembleia Legislativa paulista (Alesp).


Fonte: Meio e Mensagem


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