terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Instagram pode vender fotos pessoais sem aviso ou pagamento




Instagram pode vender fotos pessoais sem aviso ou pagamento


Na sua primeira grande alteração de política de propriedade intelectual desde que foi adquirida pelo Facebook, a aplicação móvel Instagram criou uma cláusula nos termos de utilização e privacidade que estabelece que o serviço poderá comercializar as fotografias dos utilizadores sem qualquer notificação ou pagamento aos autores das mesmas.


A decisão transfere os direitos de autor das imagens para as mãos do Instagram, de forma vitalícia e sem quaisquer contrapartidas. “O Instagram não reclama a propriedade de quaisquer conteúdos que sejam publicados no serviço ou através do mesmo. Em contrapartida, o utilizador vem por este meio conceder ao Instagram uma licença não exclusiva, totalmente paga e livre de royalties, transferível e sub-licenciável para utilizar, à escala mundial, todos os conteúdos colocados no serviço ou através do mesmo”, lê-se agora nos termos de utilização do Instagram .


As alterações permitem ainda que o Facebook licencie as imagens a outras empresas ou organizações, mesmo que estas pretendam utilizar as fotografias em acções publicitárias – as palavras “transferível” e “sub-licenciável”, agora acrescentadas ao contrato, assim o ditam. Isto tornará o Instagram “a maior agência de fotografias a nível mundial”, sublinha o site especializado em tecnologia Cnet.




As alterações aos termos de utilização e privacidade do Instagram entram em vigor a partir do próximo dia 16 de Janeiro de 2013. De acordo com o Cnet, os utilizadores que não se quiserem submeter a estas condições não têm outra solução senão apagar as suas contas antes deste período. Segundo a mesma fonte, mesmo que os utilizadores decidam apagar as suas contas mais tarde, todas as imagens publicadas depois de 16 de Janeiro poderão ser utilizadas pelo Instagram para fins comerciais.

Fonte: http://marketeer.pt

Nenhum comentário: