terça-feira, 22 de maio de 2012

Facebook tem até 30% de "superusuários"; veja se você é um deles



Se você aperta o botão "curtir" no Facebook dezenas de vezes por mês, marca amigos em fotos com frequência e costuma enviar solicitações de amizade, você pode ser considerado um "superusuário" da rede.

É o que conclui um estudo divulgado em fevereiro pela empresa Pew Internet, intitulado "Por que a maior parte dos usuários do Facebook recebem mais do que dão".

Os resultados indicam que 20% e 30% dos usuários do Facebook podem ser considerados "superusuários" ("power users"), ou seja, utilizadores que realizam com frequência muito acima da média uma das quatro atividades centrais do site: curtir, marcar fotos, mandar mensagens privadas e adicionar contatos.

A pesquisa mostra que, por conta desses usuários tenazes, o usuário médio da rede social é um "alvo" muito maior de atividade no Facebook do que remetente.

Durante o período de estudo --pouco mais que um mês--, o conteúdo dos usuários foi curtido 20 vezes, na média. Ao mesmo tempo, eles curtiram 14 vezes material de seus contatos.

63% dos participantes receberam uma solicitação de amizade, mas somente 40% as enviaram. 35% foram marcados em fotos de amigos, enquanto 12% fizeram marcações do tipo.

Mensagens privadas também costumam ser mais recebidas que enviadas: a média de emissões foi de 12 mensagens --e nove recebimentos, no mesmo período.

Os "superusuários" tendem a se especializar em uma dessas quatro ações principais, segundo a pesquisa --e só 5% é assíduo em todas elas.

O estudo, que mesclou informações de banco de dados da rede social com respostas de questionários, foi realizado com 2.255 usuários americanos do Facebook --dentre os quais 269 concordaram em ter sua atividade na rede social monitorada durante o período da pesquisa.

O site da empresa Demandforce criou um infográfico (em inglês) para ilustrar os resultados.


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: