Cláudia Lima
Actualmente, as pessoas e as organizações têm vindo a criar uma tendência para estarem mais sensíveis aos problemas da sociedade. A abrupta evolução da natureza, com todas as catástrofes naturais que temos observado, tem aproximado os Homens e consequentemente, evoluído a consciência deles face às dificuldades da Humanidade.
As próprias empresas têm criado uma consciência de responsabilidade social fundamental para passar este sentimento comunitário da teoria à prática. Porém, há um aspecto essencial nessa transformação – o ajudar o próximo. Desde sempre que nos incutem essa mensagem: ajudar alguém com dificuldades (visuais/motoras) a atravessar a passadeira, ajudar um analfabeto a ler/escrever, e outras. Pessoas com restrições nas suas capacidades motoras, visuais e cognitivas, merecem a nossa maior atenção, pois apesar de notar-se já uma crescente preocupação com esta temática, até há uns anos atrás eram algo marginalizadas na sociedade.
Neste contexto, e com os meios de comunicação que existem hoje em dia, cabe às organizações, claro que suportadas com o empenho de cada colaborador, tornar os serviços da sua empresa acessíveis a todos. É neste ponto que a importância da tecnologia é revelada.
Actualmente, existem centenas de dispositivos que acedem à Internet. Por isso, torna-se imperativo que os conteúdos disponíveis na web estejam estruturados de forma a tornar acessível (a todos) a interpretação da informação que contêm. Se um website for desenvolvido seguindo os standards da W3C, existe uma probabilidade muito forte de este ser “compliant” com muitos browsers e dispositivos de input/output.
Para tal, deve ser tomada uma atitude pragmática. Todo o conteúdo de umwebsite deverá estar acessível, de forma correcta e coerente, ao maior número de pessoas possível, através de software e hardware, com especial atenção para dispositivos de input/output para pessoas com algumas restrições.
Ou seja, as empresas que, de alguma forma, disponibilizam informação/serviços pela Internet, deveriam estar atentos às regras definidas e verificar a integridade e acessibilidade do seu website.
A acessibilidade dos websites é a base para integrar qualquer dispositivo de input/output que permita (através de hardware/software próprio para o efeito) uma interacção mais facilitada a pessoas com restrições, como por exemplo: a leitura e reconhecimento por voz. Este tipo de tecnologias permitem novas funcionalidades e prometem alargar horizontes e abrir as portas do mundo digital a uma importante fatia da sociedade.
Fonte: Mktonline - Portugal
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