sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prêmio Banas Excelência em Metrologia

Apresentação

OBJETIVO

Este manual tem como objetivo orientar os laboratórios para a candidatura ao Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 da Revista Metrologia & Instrumentação e deve ser usado como o manual para as três categorias abaixo:

a) “Prêmio Banas Excelência em Metrologia – Análise clínica” – pontuação máxima 1000 pontos,

b) “Prêmio Banas Excelência em Metrologia – Industrial” – pontuação máxima 1000 pontos, e

c) “Prêmio Banas Excelência em Metrologia – Serviços de Calibração e Ensaios” - pontuação máxima 1000 pontos.

Este manual também orienta sobre a elaboração do Formulário de Auto-Avaliação e do Relatório de Gestão para as três categorias de Prêmios:

IMPORTÂNCIA DA CANDIDATURA AO PBM 2011

O Prêmio Banas Excelência em Metrologia® é um modelo de premiação que segue critérios próprios desenvolvidos sobre as normas NBR ISO 17025:2005 com o objetivo de medir e avaliar o grau de desenvolvimento e de comprometimento da organização e de seus colaboradores no seu Sistema de Gestão seja ele baseado sobre apenas uma norma ou em Sistema Integrado de Gestão. Abrange além da NBR ISO 17025 outras normas nacionais e internacionais.

O Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 é uma importante alavanca para a disseminação dos conceitos de Confiabilidade Metrológica nas organizações brasileiras, ao mesmo tempo em que procura reconhecer o desempenho das organizações.

O Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 tem como principais objetivos:

• Promover a busca da melhoria contínua e ao aperfeiçoamento permanente da Confiabilidade Metrológica das organizações brasileiras.

• Incentivar os laboratórios a procurarem a Qualidade Total através da aplicação de modernas metodologias de gestão empresarial e laboratorial.

• Possibilitar às organizações acesso ao conhecimento das ferramentas e metodologias de gestão, utilizadas pelos laboratórios participantes ao prêmio.

• Disseminar as melhores práticas de gestão através de diversas formas de comunicação (revistas, Internet, seminários e cursos) como forma dos laboratórios realizarem benchmarking.

CLAUSULA DE SIGILO ABSOLUTO

As informações, nomes, comentários e conteúdo do Relatório de Gestão e pontuação obtida durante os processos de avaliação são considerados dados sigilosos e, portanto, tratados integralmente de forma confidencial pela empresa organizadora do evento, a Revista Metrologia & Instrumentação e pelos avaliadores voluntários ou qualquer pessoa envolvida no processo.

Os avaliadores da Banca Examinadora atuam de forma voluntária, sem qualquer tipo de remuneração, e são escolhidos conforme procedimentos rigorosos, especialmente no que se refere ao conflito de interesses conforme consta em Código de Ética assinado por cada membro escolhido.

Os avaliadores voluntários não recebem qualquer informação ou mesmo tem conhecimento do nome das candidatas para as quais não foram designados.

As informações sobre estratégias bem sucedidas das premiadas, somente serão divulgadas pelas mesmas, ou com sua autorização formal e em conformidade com os procedimentos definidos pela Revista Metrologia & Instrumentação.

BENEFÍCIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PBM 2011

Existe um grande envolvimento da direção das organizações e de seus colaboradores. O Prêmio de Gestão de Laboratórios é uma forma de provocar e incentivar a competição interna entre os laboratórios internos, unidades ou empresas coligadas.

O Relatório de Gestão que é gerado após a visita de avaliação da candidata, na segunda fase do Prêmio, é um documento de imensurável valor, por trazer a opinião isenta e profissional dos avaliadores voluntários, sobre o verdadeiro e real estado do Sistema da Qualidade do Laboratório.

O diagnóstico identifica e reforça os pontos fortes da organização, abrindo caminhos para avaliar clientes, fornecedores, parceiros comerciais e também empresas concorrentes, proporcionando uma perfeita visão do grau de desenvolvimento do Sistema de Gestão do Laboratório.

O Relatório de Gestão á analisado por profissionais de comprovada experiência e competência profissional que se utilizam de critérios reconhecidos internacionalmente (ISO 17025:2005) aplicados à metodologia e análise criado pela Revista Metrologia & Instrumentação e SETEC Consulting Group.

No final do processo da premiação, os laboratórios finalistas recebem um relatório de avaliação sigiloso (quanto aos nomes das candidatas), que faz uma comparação entre os pontos fortes de cada organização, item por item da norma do Prêmio e as verdadeiras oportunidades de melhoria que podem ser realizadas por cada um dos laboratórios.

A participação no Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 estimula nas organizações candidatas à cultura da busca pela Qualidade Total e por novas metodologias e ferramentas que auxiliem a organização neste trabalho de constante aprendizado.

Tem-se observado os seguintes benefícios tangíveis nas empresas candidatas ao Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011:

• Possibilidade de submeter o Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório para a avaliação de profissionais com reconhecido conhecimento, e obter um relatório gerencial que possibilitará a melhoria e o aperfeiçoamento do sistema.

• Mobilização dos colaboradores em torno de um objetivo comum.

• Engajamento da alta direção e das chefias no cumprimento dos objetivos.

• Realização de uma auto-avaliação da Gestão do Laboratório em todas as suas áreas e departamentos,

• Receber ao final do ciclo um Relatório Gerencial com os melhores parâmetros encontrados em cada organização candidata e poder utilizar esta ferramenta para nivelar e corrigir o seu Sistema de Qualidade com as melhores práticas das demais candidatas.

• Imagem e Marca - Reconhecimento Nacional e Internacional, por meio da premiação e a divulgação do “case” da empresa na Revista Metrologia & Instrumentação, em relatórios de “Cases especiais” a serem distribuídos no mercado e em palestras e serem realizadas durante o ano subseqüente.

• Sistema de Gestão do Laboratório – Resultados Organizacionais (por exemplo: incerteza da medição): a simples participação “obriga” a organização a analisar criticamente todos os processos e verificar se estes estão com seus vetores alinhados aos objetivos estratégicos e à estratégia organizacional permitindo:

a) Aumentar a probabilidade de atingir os resultados organizacionais, pois facilita a identificação de falhas dentro dos processos da organização que poderiam ou poderão comprometer os resultados;

b) Compor um relatório de gestão analítico, que pode ser usado para várias finalidades, dentre elas: apresentar o desempenho aos acionistas, preparar-se para certificações ISO e

c) Medir a eficácia e eficiência do sistema de gestão e o seu comportamento ao longo do tempo.

• Os fatos enunciados acima proporcionados pela experiência de concorrer ao Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 demonstram que os benefícios são imensamente superiores ao investimento realizado na inscrição.

FOCO

Com o objetivo estratégico de ser a referência em Qualidade a Revista Metrologia & Instrumentação inova e foca para que o Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 seja a materialização deste objetivo. O grande desafio é ter a certeza e evidenciar um sim na resposta da seguinte pergunta:

O Sistema de Gestão do Laboratório está assegurando resultados com alta confiabilidade?

O modelo atual de avaliação do Prêmio Banas Excelência em Metrologia® de 2011, tem como sustentação a norma internacional ISO 17025:2005. Dentro desse modelo, desenvolvemos todos os elementos com base nos fundamentos e princípios baseados nas normas internacionais de gestão ISO 17025:2005, nos modelos de excelência do PNQ, Malcolm Baldrige, Deming e EFQM e nos resultados organizacionais relacionados à gestão para a qualidade.

BENCHMARKING

O Prêmio Banas Excelência em Metrologia® 2011 utiliza critérios específicos baseados sobre as normas ISO 17025:2005 onde os laboratórios, ao se candidatarem, receberão um código secreto, onde só ela o conhecerá. Esse será o apelido do laboratório dentro do processo de premiação. Como todos os laboratórios terão o seu código secreto, poderemos enviar relatórios de pontuação de todos os laboratórios por elemento e pontuação geral. O relatório permitirá que o laboratório saiba: em que lugar ficou, em que elemento ela deve melhorar em relação às outras candidatas, etc.. Possibilitará também que o laboratório estabeleça metas de melhoria, que por conseqüência levarão à melhoria do desempenho do próprio laboratório.

Melhoria Contínua – Inovação – Foco do Cliente – Resultados dentro das Estratégias são parte dos princípios do Prêmio Banas Excelência em Metrologia® e resume o que temos para dar.

Acesse: www.premiobanasmetrologia.com.br

Nenhum comentário: