quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

BC lança tabela para comparar juros de diferentes bancos

Da Redação Em São Paulo
DEshow('180x150',5,8);
O Banco Central divulgou nesta quinta-feira tabelas com as taxas de juros cobradas pelos bancos no cheque especial, crédito pessoal, financiamento de veículos e aquisição de outros bens, além de taxas específicas para pessoas jurídicas.O objetivo é que os clientes possam identificar mais facilmente os bancos que cobram mais e os que cobram menos, aumentando a concorrência e contribuindo para a redução das taxas.

Os valores estão dispostos de maneira que o cliente consiga visualizar qual a menor e qual a maior taxa cobrada no período analisado. No caso de pessoa jurídica estão disponíveis as taxas de desconto de duplicata, capital de giro prefixado, conta garantida, aquisição de bens e capital de giro flutuante, sendo que todas as taxas divulgadas representam o custo total da operação para o cliente.
Segundo a Agência Brasil, órgão de comunicação vinculado ao Governo federal, o diretor de administração do BC, Anthero Moraes Meirelles, acredita que a iniciativa ajudará o consumidor a calcular o "spread" médio (diferença entre o que o banco paga para captar recursos e o que cobra dos clientes) fixado por cada instituição para, assim, fazer sua escolha. De acordo com o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), a taxa de juros do cheque especial chegou a 174,9% ao ano, em dezembro do ano passado, 36,8 pontos percentuais acima da taxa registrada em dezembro de 2007. Para pessoas jurídicas, a taxa média de juros fechou 2008 a 30,7% ao ano, 7,8 pontos acima do mesmo período de 2007, quando era de 22,9%.Para as pessoas físicas, a alta é ainda maior. A taxa média de juros chegou a 58% em dezembro, 14 pontos a mais do que a taxa alcançada no final de 2007, quando era de 43,9%.
(Com informações de Infomoney)

Fonte: Uol Economia 5.02.2009

Nota: Vale a visita http://www.bcb.gov.br/?TXJUROS

Nenhum comentário: