sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Ainda não vi, mas acredito ter sido retratado de forma fiel e, como todos os filmes de Fernando Meirelles, sublime.
Ensaio sobre a cegueira estréia hoje. Um Saramago emocionado, deixou-se registra pelas lentes do filho de Fernando.
O filme, acredito, retrato fiel do livro, deve arrecadar uma bela soma, já que Fernando dirigiu sucessos de bilheteria não modestos como O Jardineiro Fiel, Cidades dos Homens.
O livro, li há muito tempo. A princípio confuso, mas com o tempo, como característica da comunicação de Saramago, te arrebata. O confuso, deve-se ao fato do autor discorrer em frases muito longas. Para quem, como eu, só consegue ler à noite, costuma dar um sono...isso, antes dele “pular” sobre você e te laçar irremediavelmente para dentro de seu mundo e tê-lo como um preciso e fiel leitor.
Quem não leu Ensaio sobre a lucidez? Ou O conto da ilha desconhecida?
Sim, eu sei. Saramago é para poucos.
Verei o filme, claro. Quero ver o que os dois escorpianos conseguiram em sua química, transformar. Um com a visualização do abstrato, outro com a concretização de um sonho.
““Ensaio sobre a cegueira” conta a história de uma epidemia de cegueira que domina a população de uma cidade não-identificada, causando caos, tumulto e violência. Como a princípio acredita-se que a cegueira é contagiosa, os doentes são trancafiados em um sanatório, onde precisam aprender a sobreviver e superar as limitações, não apenas de não enxergar, mas também com o racionamento de comida.
Julianne Moore interpreta a única mulher que ainda consegue ver. Esposa de um médico oftalmologista (Mark Ruffallo), ela se faz passar por cega para acompanhar o marido na “internação”. “Estou muito empolgada em ter participado do filme. Faria qualquer coisa que o Fernando me pedisse”, disse a atriz que declarou não apenas sua admiração pelo cineasta, mas também pelo Brasil. “Fiquei encantada pelo país quando viemos filmar, agora voltei de férias com meus filhos.”
Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=801705&tit=Fernando-Meirelles-lanca-Ensaio-sobre-a-cegueira-e-rejeita-Hollywood

Folha de São Paulo - 15/05/2008 - 09h09 Cannes aplaude filme de Fernando Meirelles por cinco minutos (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u402071.shtml)

Nenhum comentário: