Relações Públicas
A despeito do que o nome pareça indicar, o profissional de Relações Públicas trabalha com o fluxo de informação interno. Ou, em determinados casos, lidar com a comunidade externa imediatamente ligada ao assessorado (vizinhanças das instalações, comunidade acadêmica, classe profissional etc.).
A função do Relações Públicas é cuidar da imagem pessoal ou institucional do assessorado, e elaborar produtos de Comunicação para circulação interna, como intranet, house organ, newsletter, informativos, murais, etc.. Pode também exercer funções de ombudsman.
A principal diferença do trabalho do Relações Públicas para o Assessor de Imprensa é que este último se comunica com o público através da mídia, enquanto a comunicação do RP é, necessariamente, não-mediatizada..
Assessoria de Imprensa
A Assessoria de Imprensa trabalha com informação jornalística, lidando com jornalistas, preparando press-releases (comunicados de imprensa) e procurando controlar (aumentar ou restringir) o fluxo de informação que é veiculado na mídia sobre o assessorado.
Publicidade & Propaganda
Publicidade & Propaganda – campanha publicitária, comercial, anúncios Publicidade & Propaganda – comercialização de serviços públicos
Controle e Fluxo de Informação
Uma das tarefas do profissional desta área é controlar o fluxo de informação veiculado sobre o assessorado (não só na mídia, mas por exemplo em boatos).
A implementação das atividades da Assessoria de Imprensa ou da Assessoria de Comunicação Social dentro do sistema integrado de Comunicação Social envolve a busca das informações relevantes junto às diversas fontes de insumo (captação de informação): governos, sindicatos, empresas, empregados, comunidade e mercado. Estes insumos serão processados conforme as regras estabelecidas no Planejamento-Plano-Estratégia de modo a se conseguir o seguinte:
1) evitar a dispersão de meios e esforços; 2) possibilitar uma visão geral e integral dos problemas e a viabilização das possíveis soluções; 3) pormenorizar as vantagens, estabelecidas pelos objetivos do público a que se deseja atingir; 4) evitar improvisações; 5) definir metas e responsabilidades; 6) possibilitar a flexibilização e a ação integrada de diversos setores; 7) estabelecer uma unidade de discurso nas mensagens.
Logística de Comunicação
Logística de Comunicação, vinculada às atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicação Social, é uma atividade de estrutura lógico-formal que contempla as características do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo está inserido e as particularidades da teia midiática para que se construa um fluxo permanente de informação quer atenda a objetivos previamente estabelecidos.
//if ((counterLine%2)==1) { document.write("");}
if ((counterLine%2)==1) {
document.write("");}
else {
document.write("");}
counterLine++
23/04/2007 19:06 - publicado por claudia.hespanha [ Alterar ] [ Excluir ]
O Planejamento de Comunicação Social é a materialização do Plano por meio do seu detalhamento, envolvendo os seguintes aspectos:
sazonalidade
efeitos da economia
controles legais e governamentais
presença ou ausência de monopólios
fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico (histórico)
A elaboração do Planejamento de Comunicação Social é responsabilidade da Assessoria de Comunicação.
O Planejamento é dividido em quatro etapas:
Análise (conhecimento pelo assessor das particularidades do assessorado e do contexto)
Adaptação (ajusta as previsões do plano a realidade)
Ativação
Avaliação
Análise é o momento de verificar possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo. A Adaptação é o momento em que se utiliza o que foi obtido na análise para ajustar à realidade detectada as projeções de ação do Plano de Comunicação Social, verificando particularidades do Plano. Ativação coloca em prática as diversas etapas das propostas e determinações do Planejamento, em seqüência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais — é botar a banda na rua. Avaliação é um estudo de resultados e tentativa de previsão de conseqüências a médio e longo prazo dos produtos utilizados na ativação, buscando constatar se foram ou não adequados aos objetivos propostos.
Estratégias de Comunicação Social
As Estratégias são ações adotadas ordinariamente ou extraordinariamente, baseadas nas conclusões do Planejamento e nas proposições do Plano, para a construção dos produtos midiáticos que atendam às necessidades do assessorado. Estratégia é escolher realmente o que fazer, como fazer e quando fazer.
A elaboração das Estratégias de Comunicação Social e sua implementação é responsabilidade das subdivisões Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Publicidade & Propaganda ou Produção em Comunicação e Cultura. Os profissionais destas áreas é que vão lidar direta e cotidianamente com as atividades de assessoria.
Fatores de Implementação: (aspectos a considerar para colocar o Planejamento em prática)
1. Conhecimento do ramo
2. Rastreamento do ambiente de concorrência
3. Rastreamento do mercado consumidor
4. Rastreamento do mercado fornecedor
5. Definição dos produtos de Comunicação
6. Análise do “meio ambiente” no qual o assessorado está inserido
7. Busca dos princípios de Marketing
8. Detalhamento do processo operacional dos produtos de Comunicação
9. Projeção dos resultados dos produtos de Comunicação
10. Projeção das vinculações pessoais quanto aos produtos de Comunicação
11. Análise financeira dos produtos de Comunicação
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