sexta-feira, 19 de outubro de 2007

PROF. FABIO FRANÇA

11/05/2007 23:27 - publicado por claudia.hespanha

PROF. FABIO FRANÇA Tive a honra de conhecê-lo e de ter aulas com ele. Um mestre.Falarei sobre RP x PP no Anchieta a convite.Abaixo transcrevo um artigo que, nas minhas eternas andanças na net, encontrei para publicar no blog:A queda da propagandae a ascenção de Relações PúblicasEssa é a primeira evidência para quem lê o sumário do livro de Al Ries & Laura Ries, traduzido para o português pela editora Campus sob o titulo: A queda da propaganda. Da mídia para à mídia espontânea.Mas o que provocou fortes reações foi a passagem do autor por São Paulo, onde proferiu uma conferência para uma seleta audiência de publicitários e comunicadores. Nelson Blecher, em artigo na revista Exame, cita Guerry Khermouch, resenhista da Business Week, e diz que “Ries expõe uma tese polêmica que pode ser sintetizada em três pontos. Primeiro: o lançamento de um novo produto é agora missão das relações públicas. Segundo: a propaganda perdeu sua função como ferramenta de construção de marcas. Terceiro: o papel da propaganda é defender a marca quando ela já for conhecida”.Está armada a discussão, que sem dúvida, irá muito longe, pois se trata de admitir uma revisão nos conceitos tradicionais da propaganda, de suas fraquezas e de seus mitos e também de aceitar que relações públicas, por sua visão corporativa e estratégica e por sua atuação permanente na construção e na manutenção dos relacionamentos das organizações com seus públicos de interesse, têm muito mais a oferecer do que a maioria dos publicitários supunha ou se recusava a admitir.Esse questionamento será saudável e deverá estimular as faculdades de comunicação, principalmente aquelas que oferecem cursos de propaganda e relações públicas, a reverem seus conceitos e a partirem para pesquisas próprias com o fim de contestarem ou de concordarem com as afirmações de Al Ries. Até agora, vigoraram os paradigmas aceitos sem discussão, na linha do quod volumus libenter credimus, ou seja, aceitamos prazerosamente aquilo que queremos ou de que gostamos.Como este boletim destina-se, em primeiro lugar, ao meio universitário, nossa exposição do livro de Al Ries, neste artigo, será apenas de sua estrutura, levando-se em conta a dificuldade que muitos universitários têm em encontrar lançamentos recentes nas distantes regiões em que se encontram.O autor divide seu trabalho em cinco partes: Parte um: A queda da propaganda. Parte dois: A ascenção de Relações Públicas. Parte três: A nova função da propaganda. Parte quatro: Diferenças entre propaganda e relações públicas. Parte cinco: pós-escritos.A divisão acima já dá a entender que a primeira parte é dedicada ao estudo da propaganda em suas diferentes manifestações: suas glórias, seus mitos e as razões de sua queda. A segunda parte vem em defesa das relações públicas, demonstrando por que está em ascenção. Dentro de seu posicionamento, o autor dedica a parte quatro à famosa questão disputada há muitos e muitos anos nos meios acadêmicos: diferenças entre propaganda e relações públicas.Está aí a visão geral do livro, que comentaremos em outros artigos mais detidamente. Mas, fica a recomendação a quem se interessar pela tema: ler atentamente Queda da Propaganda. Da mídia paga à mídia espontânea. Al e Laura Ries; tradução de Ana Beatriz Rodrigues. – Rio de Janeiro: Campus, 2202.
Título original: The fall of advertising. Professor Dr. Fábio França

Nenhum comentário: